Árvores põem em risco moradores de Sto.André.

Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC

Cinco seringueiras plantadas no quintal da Escola Estadual Adamastor de Carvalho, no bairro Utinga, em Santo André, têm tirado o sossego dos moradores das ruas Bogotá, Bruxelas e Atenas, próximas à unidade de ensino. As raízes das árvores estouram as calçadas, e os galhos atravessam a rede elétrica do quarteirão e provocam curto-circuitos.

Moradores reclamam, ainda, que as folhas entopem as calhas das casas, e o volume das copas encobre a iluminação dos postes públicos. Os problemas, segundo eles, se intensificam quando chove.

“Por causa do vento e da chuva, no último sábado caiu um galho no portão da casa da minha mãe e amassou o carro parado na garagem (na Rua Bogotá). Não foi um acidente da natureza é uma tragédia anunciada. O que falta acontecer para que se tomem providências?”, questiona a instrumentadora cirúrgica Rita de Cassia Piai, 49 anos.

No mesmo dia houve um curto-circuito na fiação da rede e a população do quadrilátero da escola ficou com o fornecimento de energia elétrica suspenso por quase seis horas.

O quintal da dona de casa Irene de Matos Silva, 68, moradora da Rua Bruxelas teve de ser reformado. “A raiz invadiu a parte subterrânea da casa e levantou o cano de água, que começou a vazar. Tivemos de serrar o tronco e emendar o cano”, contou.

A Secretaria Estadual da Educação informou que as cinco árvores condenadas serão cortadas, mas que será necessária abrir uma licitação pública para efetuar o serviço. No entanto, de acordo com o Estado, haverá a retirada emergencial da árvore que está afetando a Rua Bruxelas, onde houve a queda dos galhos no último sábado. A secretaria não divulgou prazos.

A AES Eletropaulo respondeu que só atua com podas mediante solicitação da Prefeitura, o que não ocorreu. A administração, por sua vez, informou que não pode atuar dentro de equipamentos públicos que não pertençam ao município, e tal área é de responsabilidade do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas