Área do Maracanã de cara nova.

Entorno do estádio será revitalizado, com passarela até a Quinta da Boa Vista, duplicação de via e remoção de favela

Rio – Não é só o Maracanã que estará de cara nova na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. A região próxima ao estádio também vai ser revitalizada. Entre os projetos planejados pelos governos estadual e municipal, estão uma passarela ‘verde’ ligando o Maior do Mundo à Quinta da Boa Vista, a duplicação da Avenida 24 de Maio, melhorias na Radial Oeste e a remoção da favela Metrô-Mangueira.

Antigos projetos ganharam versão atualizada e se somam a novos planos para a região, que deverá ganhar mais fluidez no trânsito e visual revigorado. Velha ideia do município, de aproximar dois pontos turísticos da cidade, foi resgatada pela Secretaria Municipal de Urbanismo: os 300 metros entre o Maracanã e a Quinta serão encurtados com uma passarela, apelidada de ‘praçarela’ porque receberá tratamento paisagístico. O objetivo é pôr fim ao isolamento dos espaços públicos causado pelo trem.

“Quem passa ali tem a impressão de que estão distantes. O foco é o pedestre que frequenta os lugares, mas fica segregado pelo trem”, explicou Antônio Luiz Barboza Correia, coordenador de projetos especiais da secretaria, acrescentando que o passeio pretende “levar o ambiente verde da Quinta para a aridez do Maracanã”.

REASSENTAMENTO

A passarela terá conexão com o Campus Maracanã da Uerj, o que obrigará a remodelação na Avenida Radial Oeste. A via será revitalizada e o tráfego, reordenado. Várias alternativas de estrutura estão sendo estudadas, por isso o projeto final ainda não está definido.

É proposta da secretaria duplicar a Avenida 24 de Maio. A forma como a ampliação se dará, datas e orçamento estão em estudo. Compromisso assumido pelo Rio com o Comitê Olímpico Internacional, a remoção de comunidades do entorno do Maracanã deverá começar pela Favela Metrô-Mangueira. A Secretaria Municipal de Habitação reassentará os moradores, mas a ação não tem data. Segundo a secretaria, o projeto não está concluído e outras favelas poderão ser incluídas.

Local da abertura e encerramento dos Jogos de 2016, o Maracanã será o ponto alto da região. Este mês, a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer vai publicar edital de licitação para escolher o consórcio que transformará o maior palco do futebol brasileiro. O Maracanã fecha em fevereiro, por três anos, para obras.

Entre as propostas estão a instalação de painéis de energia solar, construção de piscinão e área de convivência arborizada. “O objetivo é transformar o Maracanã na ‘orla’ da Tijuca. Vamos modernizar, mas sem mexer na arquitetura”, frisou a secretária Márcia Lins.

Prefeito faz maratona para trazer investimentos ao Rio

O prefeito Eduardo Paes começa segunda-feira maratona internacional pela Rio 2016. A primeira parada é Londres, cidade olímpica de 2012. Depois irá a Atenas e Barcelona, sedes dos Jogos de 2004 e 1992. A corrida é por investidores e melhores práticas olímpicas. Mais viagens — Xangai está no roteiro — e reuniões com convidados estrangeiros no Rio fazem parte do Roadshow Rio Olímpico, nome do programa lançado ontem.

“Vamos aproveitar a janela aberta pelas Olimpíadas para mostrar nossa cidade ao mundo”, disse Paes, que citou a revitalização da Zona Portuária como polo de investimento privado.

Uso do dinheiro público, licitações, licenças ambientais e até regras para bilheteria da Copa e da Olimpíada estão na mira de duas comissões do Ministério Público Estadual (MP) criadas ontem. Cinco promotores vão fiscalizar, a partir de amanhã, o cumprimento da lei na preparação da cidade.

“Já faremos uma reunião, que será semanal”, contou o coordenador das comissões, o promotor Sávio Bittencourt. O procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, diz que a intenção é impedir os problemas do Pan. “Buscamos evitar que, mais tarde, o MP embargue por ilegalidade uma obra que esteja em andamento”.

Reportagem de Celso Oliveira e Daniela Dariano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas