Aprovado projeto para revitalizar antiga área portuária de Porto Alegre.

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) aprovou o regime urbanístico especial para o Cais Mauá, abrindo caminho para a transformação do antigo porto da capital gaúcha num centro de serviços e lazer. Foram 29 votos favoráveis e cinco contrários, em sessão encerrada no final da noite de segunda-feira (21).

Quando sancionada pelo prefeito José Fogaça (PMDB), a nova legislação vai permitir a construção de uma torre de até cem metros de altura – equivalente a 33 andares – na ponta norte e de algumas edificações com alturas de 14 e de 32 metros – dez andares – na ponta sul da faixa de 2,5 mil metros de comprimento, com largura média de 72 metros, localizada à margem do Lago Guaíba na região central da cidade.

Com essas especificações da prefeitura, o governo do Estado, proprietário do terreno, vai arrendá-la à iniciativa privada, que poderá instalar hotéis e centros comerciais nos prédios que construir e bares, cafés, restaurantes e centros culturais nos 11 armazéns tombados pelo patrimônio histórico, na parte central da área. O custo do projeto é estimado em R$ 500 milhões.

O gerente operacional do Projeto de Revitalização do Cais Mauá do governo do Estado, Edemar Tutikian, disse que a expectativa é abrir a licitação no primeiro trimestre do ano que vem e concluir a transformação do antigo porto até a Copa do Mundo de 2014. “O projeto vai reciclar o cais, aumentar o fluxo comercial, turístico e cultural da capital e gerar tributos e divisas”, previu.

A proposta elaborada em conjunto por técnicos da prefeitura e do governo do Estado é contestada por movimentos ambientalistas e vereadores de oposição. “Nós entendemos que a legislação só admite a ocupação da orla por projetos culturais, de lazer ou esportivos e não por conglomerados comerciais”, ressaltou a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL). Os defensores da proposta sustentam que grandes projetos, como afirmam ser o caso do Cais Mauá, admitem regimes urbanísticos especiais. (Elder Ogliari – AE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas