Após temporal, licitação para limpeza do Tietê sai na sexta

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, que voltou a associar alagamentos a excesso de chuva; Tietê transbordou

Carolina Freitas

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) lança nesta sexta-feira o edital para retirada de areia e lixo do fundo do Rio Tietê. A limpeza reduz o risco de transbordamentos, como o que aconteceu na segunda-feira, deixando a zona leste e norte da capital alagadas. A medida entra em prática 52 dias depois de ser prometida pelo governador Geraldo Alckmin, em 11 de janeiro, também após um dia de temporal e enchentes.

A partir da licitação, o governo espera começar os trabalhos de desassoreamento do rio em maio, época de tempo seco, o que facilita a limpeza. O processo levará 20 meses e deve retirar 2,7 milhões de metros cúbicos de sujeira do Tietê. Há planos de licitar também a retirada de 1,5 milhões de metros cúbicos de materiais do fundo do Rio Pinheiros. Atualmente, o contrato prevê a retirada de apenas 300 milhões de m³ do Pinheiros. No ano passado, foi contratada a limpeza de 1 milhão de metros cúbicos do Tietê.

Promessa – O Rio Tietê passou em 2005, durante o governo Alckmin, por uma obra de alargamento e aprofundamento da calha. Na época, a promessa era de cem anos sem transbordamento. Passaram-se quatro anos. Em setembro de 2009, as águas voltaram a tomar as pistas da marginal.

“É difícil as pessoas entenderem que o desassoreamento é permanente. Todo verão, os afluentes trazem para os rios perto de 500 mil metros cúbicos de material. Vai formando montanhas de sujeira. Você tem de tirar todo ano para manter o rio mais profundo”, explicou o governador.

Alckmin preservou seu antecessor e colega de PSDB, José Serra, de críticas pela falta dessa manutenção da obra. Questionado se a limpeza da calha foi suficiente nos últimos anos, respondeu: “Não é essa a questão. O transbordamento é uma sucessão de coisas: a intensidade da chuva, o assoreamento, a falta de piscinão e a ocupação das várzeas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas