Após quatro adiamentos, licitação é publicada

Notícia publicada na edição de 08/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Empresas interessadas em construir o posto fixo do Poupatempo Sorocaba deverão apresentar suas propostas até o dia 9 de abril na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), em Taboão da Serra, Grande São Paulo. No último sábado, o Governo do Estado publicou o aviso de licitação da concorrência 4/2010 para execução das obras e serviços do edifício. A previsão para a inauguração já foi adiada quatro vezes e a última delas ficou para o final de 2011. A instalação do posto do Poupatempo em Sorocaba foi anunciada pelo ex-governador Claudio Lembo há quase quatro anos, em setembro de 2006, também em ano eleitoral, quando o PSDB trabalhava para eleger José Serra (PSDB). A terraplanagem foi feita em agosto de 2008 e já houve promessas para inaugurá-lo em junho de 2009, final de 2009 e primeiro semestre de 2010.

Apesar do anúncio do aviso de licitação divulgar que o edital e seus anexos podem ser consultados no site da Prodesp, até ontem ele não estava disponível no endereço www.prodesp.sp.gov.br. Enquanto isso, os sorocabanos continuam cobrando o início das atividades e os vizinhos da área reclamam que o terreno baldio tem sido utilizado por viciados em drogas e facilitando furtos na região. O terreno fica ao lado do Terminal São Paulo, em área de 3,5 mil metros quadrados, entre a avenida Dom Aguirre e a rua Leopoldo Machado. Em explicações anteriores ao Cruzeiro do Sul, o Estado divulgou que o processo de instalação do Poupatempo atrasou devido à demora nos trâmites de cessão do imóvel feita pela Prefeitura, incluindo as desapropriações de diversos imóveis.

Em novembro de 2007 a assessoria de imprensa do Poupatempo divulgou que o posto em Sorocaba terá área construída de dois mil metros quadrados, com capacidade para fazer cerca de 61 mil atendimentos mensais, o que representaria toda a demanda da cidade, segundo a assessoria de imprensa. Dentre os serviços presenciais prestados no Poupatempo os mais solicitados são: emissões de carteiras de identidade e de trabalho, atestado de antecedentes, renovação de carteira de habilitação, seguro desemprego, intermediação de mão de obra e licenciamento, além do acesso gratuito à internet.

Fim do estacionamento

O terreno do Poupatempo já não é mais utilizado como estacionamento, como mostrou o Cruzeiro do Sul na edição de 20 de fevereiro deste ano. Moradores vizinhos à área reclamam que a Prefeitura colocou bloqueios de terra em toda a extensão para impedir a entrada de carros. Eles chegaram a tirar terra de alguns dos trechos para voltar a usar a área como estacionamento, mas o município também retornou a fechar.

Dizem que só começaram a fazer uso do terreno porque a Urbes – Trânsito e Transportes proibiu o estacionamento de veículos em um dos lados da rua Leopoldo Machado, provocando a falta de vagas nas ruas. Em frente ao terreno há um condomínio com vinte famílias e sem estacionamento.

Ana Cristina dos Santos e Oldair José da Silva, comerciantes proprietários de uma lanchonete, reclamam que com o fim das vagas na rua e a proibição de estacionar no terreno que continua vago perderam cerca de 40% de vendas no estabelecimento. Contam que com mais espaço na rua os carros estão passando em alta velocidade. Queixam-se que o terreno baldio serve para abrigar marginais que realizam furtos durante a noite, como ocorreu várias vezes com a lanchonete. Também cobram agilidade na inauguração do Poupatempo para dar mais segurança à região.

Uma técnica de enfermagem, 29 anos, diz que é frequente a permanência de viciados em drogas, principalmente a partir das noites de quinta-feira e durante o final de semana. Reclama que com a decisão da Urbes – Trânsito e Transportes em proibir o estacionamento em um dos lados está sendo obrigada a deixar o carro em outra rua, já que a moradia não tem garagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas