Após furtos, UBSs passam a ter alarmes e grades

Problemas recentes foram registrados nos postos do Parque Gramado e da Vila Marhiensen, sendo que esta unidade teve de ficar mais de 30 dias fechadas

Após furtos, UBSs passam a ter alarmes e grades
Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Computadores foram levados do Parque Gramado que passa a contar com mais segurança

Após a onda de furtos registradas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de Americana, a prefeitura deve reforçar os dispositivos de segurança dos postos. De acordo com a Secretaria de Saúde, travas, grades e alarmes serão instalados em todas as unidades. O projeto ainda se encontra em fase de orçamento e não há um prazo para a abertura do edital de licitação.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a pasta informou que está levantando o gasto com os dispositivos para todas as UBS’s, e que “como se trata de uma compra grande, será necessária a abertura de licitação, processo que tem que obedecer certos trâmites burocráticos. O processo está em andamento”. No caso mais recente, quando quatro computadores foram levados da UBS do Parque Gramado, a Gama (Guarda Municipal de Americana) informou que pelo menos três janelas estão com os fechos quebrados. A corporação contabiliza outras duas invasões no posto desde o início do ano.

Após o furto de toda a fiação elétrica da UBS da Vila Mathiensen, em junho, o posto ficou fechado por mais de um mês. Na ocasião, foram levados 350 metros de fios e cabos, caixas de passagem, disjuntores, terminais e conectores. A prefeitura precisou gastar R$ 9 mil para refazer toda a fiação elétrica da unidade. Uma viatura da Gama passou a ficar no local para evitar novas ocorrências.

PÚBLICOS. Além das unidades de saúde, outros espaços públicos foram furtados recentemente. Em julho, cerca de 40 metros de fios e cabos foram furtados do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), localizado no bairro Vila Mathiensen, prejudicando o atendimento. No ano passado, a fiação externa da Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro, foi levada por bandidos, e o Centro Cívico contabilizou cerca de R$ 50 mil de prejuízos, com o furto de carros, computadores, notebooks, equipamentos eletrônicos e alimentos e bebidas da cantina do local. Questionada se vai instalar dispositivos de segurança nos demais espaços, a prefeitura não respondeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas