Antiga sede do Batalhão será usada para base do Samu em Patrocínio

Área fica no Bairro São Cristóvão e tem acesso facilitado ao Centro.
Previsão é que o Samu comece a funcionar no início de 2016.

Antiga sede do Batalhão será usada para base do Samu em Patrocínio
Cistri visitou local indicado pelo Município para ser base do Samu (Foto: Prefeitura de Patrocínio/Divulgação)

Patrocínio se prepara para receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A proposta do Município é aproveitar as instalações da antiga sede do Batalhão de Polícia Militar (PM), onde atualmente funciona parte do Pelotão do Corpo de Bombeiros, para montar a base de apoio.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wesley Romão Siqueira, a área fica no Bairro São Cristóvão e o acesso, tanto ao Centro como à rodovia, é facilitado. “Vamos precisar fazer apenas mudanças estruturais. Sabemos que a instalação do Samu é regional, mas queremos garantir um bom local para nossa base”, disse.

Siqueira contou que nesta semana a secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (Cistri), Dayana Ferreira da Fonseca e a engenheira civil da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Joice Roberta, visitaram o local.
O Cistri está intermediando a implantação do SAMU no Triângulo Norte, tendo Uberlândia como base principal. A base do Samu em Patrocínio, integrada ao Corpo de Bombeiros, será equipada com duas ambulâncias de Suporte Básico, com dois auxiliares de enfermagem e um motorista socorrista e uma ambulância de Suporte Avançado (UTI), tendo um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista para atendimento 24h.

A estrutura conterá dormitórios para os funcionários, sala de armazenagem de medicamentos e controle, almoxarifado, estacionamento, dentre outros. “Estamos dispostos as alterações necessárias dentro da proposta de local que apresentamos”, disse Siqueira.
A previsão, segundo o secretário, é que o Samu comece a funcionar na região ainda no primeiro semestre de 2016. Já em outubro já deve abrir licitação e edital para contratação dos profissionais necessários para trabalhar na base.

Para ele, o Samu irá trazer grandes benefícios para a população e garantirá um atendimento mais rápido, no local do incidente e ainda, transporte de paciente inter-hospitalar. Ao mesmo tempo, Siqueira acrescentou que o serviço desafogará o trabalho do Corpo de Bombeiros na cidade.

Cistri
O Cistri é constituído pelos municípios de Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

No total, estão previstas para região a implantação de cinco Unidades de Suporte Avançado, sendo Patrocínio uma das cidades contempladas, e 26 Unidades de Suporte Básico.

A confirmação da liberação dos recursos para a implantação do SAMU em Patrocínio e região aconteceu no último dia 9, em Uberlândia, durante o Fórum Regional de Governo de Minas – Território Triângulo do Norte. Na ocasião o governador Fernando Pimentel anunciou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas