Antiga Estação Férrea de Canela passará por reforma para virar ponto turístico

Obras devem começar ainda neste ano

por Priscilla Panizzon, especial/ Rádio Gaúcha Serra

20/03/2015 | 11h01

Características originais e históricas do prédio, da locomotiva e dos vagões do trem serão mantidas Foto: Prefeitura de Canela/ Divulgação
Características originais e históricas do prédio, da locomotiva e dos vagões do trem serão mantidas
Foto: Prefeitura de Canela/ Divulgação

A restauração da antiga Estação Férrea de Canela acontecerá a partir da lei sancionada pelo prefeito Cléo Port que autoriza o uso do imóvel público, do terreno e do prédio do imóvel, localizado na Avenida Oswaldo Aranha, no centro da cidade.

Através de uma parceria público-privada, está prevista a revitalização da Estação, incluindo a locomotiva e os vagões do trem, mantendo as características originais e históricas. Também está prevista a criação de um espaço cultural para a realização de eventos, como exposições e espetáculos.

Hoje, o local abriga a Secretaria de Turismo, o posto de informações para turistas, que continuarão lá, além de uma loja de artesanato. O restante da área será utilizada como espaço gastronômico e comercial, como cafés, restaurantes e um espaço maior para a venda de artesanato e outros produtos locais.

De acordo com o Secretário de Turismo Leandro de Oliveira, o objetivo é transformar a Antiga Estação Ferroviária em um grande paradouro turístico, atraindo visitantes e também moradores. Esta é a primeira vez que a Estação, inaugurada em 1924, passará por uma grande reforma. Se tudo correr como o previsto, Oliveira acredita que as obras comecem ainda neste ano.

O edital para a licitação está sendo montado e ainda não há uma data para que ser aberto. O custo mínimo previsto é de R$ 8 milhões, podendo chegar a R$ 12 milhões, com recursos da iniciativa privada. O prazo de cessão de uso da empresa vencedora da licitação está estimado em 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas