SÃO PAULO – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai promover uma licitação de direitos de exploração de quatro novos satélites, com o objetivo de reforçar a capacidade de transmissão de dados no país nos próximos anos. O conselho diretor da agência reguladora autorizou hoje a realização do processo, que ainda não tem data marcada.
De acordo com nota divulgada pela Anatel, uma empresa poderá obter os direitos de exploração de até dois satélites e terá a licença de uso por 15 anos, prorrogáveis. Os satélites deverão cobrir todo o território brasileiro e dedicar parte de sua capacidade para suprir a demanda do país.
“A nova licitação possibilitará aumentar a capacidade satelital brasileira para atender as atuais demandas no setor e aquelas antecipadas em função de grandes eventos, tais como a Copa do Mundo e a Olimpíada, entre outros projetos”, destaca o comunicado do órgão regulador.
O edital da disputa poderá ser consultado na sede da Anatel, em Brasília, a partir do dia 19 deste mês. Os termos do documento também podem ser obtidos no site da agência.
(Talita Moreira | Valor)