Anatel aprova edital de licitação da faixa de 700 MHz

Anatel liberou o edital para o leilão da frequência de 700MHz que chegará para complementar a frequência de 2500MHz da rede 4G usada pelas operadoras brasileiras. Para tal, será necessário esperar até 1 ano após cada região ter desligado o sinal da TV analógica para a banda ser aproveitada para a expansão da rede 4G.
Os estados como Rio de Janeiro e São Paulo só poderão aproveitar a faixa de 700MHz após um ano do encerramento do sinal da TV analógica. Já em estados do Norte e Nordeste onde o uso de tal faixa é menor, a reutilização da frequência será mais rápida. De acordo com a Anatel, logo após o encerramento do sinal da TV analógica, os estados destas regiões já poderão iniciar a migração para a nova faixa de sinal.
Uma das grandes vantagens da faixa de 700MHz é o fato do sinal ter um maior alcance do que a faixa de 2500MHz. Assim, seriam necessárias menos antenas e também resolveria o problema de falta de sinal em zonas rurais.
O leilão será marcado para o início de setembro. As operadoras interessadas poderão adquirir os seus lotes para começar a implementação já nos próximos anos. Outra vantagem da nova faixa é a compatibilidade com smartphones fabricados nos EUA que utilizam a mesma frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas