Alternativa a anel viário precário, via ficará 1 ano em obras em Piracicaba

Avenida considerada ‘irrecuperável’ pelo prefeito deve ser feita de novo. Internvenção custará R$ 3 milhões; trecho recebe 20 mil veículos por dia.

A Avenida Centenário, em Piracicaba (SP), ficará um ano em obras para recuperação estrutural e recapeamento, segundo informou a Prefeitura nesta quinta-feira (24). Chamada de “irrecuperável” pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), a via terá de ser refeita ao custo de R$ 3 milhões. Após licitação e ordem de serviço, tratores e operários vão ocupar por 12 meses o trecho que recebe cerca de 20 mil veículos diariamente, entre eles, caminhões que fogem das condições precárias do anel viário da cidade. O trânsito na região deverá sofrer interdições parciais durante o período.
Em função da situação do anel viário já existente e do atraso nas obras do novo contorno do município, a avenida é usada como rota de ligação entre as rodovias Luiz de Queiroz (SP-304), Deputado Laércio Corte (SP-147) e Fausto Santomauro (SP-127). O asfalto acidentado da Centenário também é alvo da reclamação de motoristas e já foi apontado como causador de acidentes.
Mesmo com as obras, haverá trânsito pela avenida durante o período de recuperação. De acordo com o secretário de Obras, Arthur Ribeiro, a execução ainda será discutida com a empresa que ganhar a licitação, mas deve ser feita de forma que mantenha o fluxo diário. “Vamos sempre deixar uma das pistas livres. Em alguns casos, será possível que as obras aconteçam em momentos de baixo movimento e a mesma área poderá ser liberada nos horários de pico”, disse.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o trabalho será iniciado com o tratamento dos pontos com afundamento. Os trechos com asfalto fatigado e trincado serão completamente removidos e receberão nova camada. Haverá também a troca de guias, sarjetas, readequação de canteiros e a criação de novas pistas para conversão à esquerda.
Novas alternativas
De acordo com o secretário de Obras, haverá alternativas para que motoristas evitem usar a Centenário. “A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) projetou mudanças nas avenidas Independência e Pádua Dias para que os carros possam entrar nos bairros sem passar pela Centenário. Reforçaremos também com a sinalização indicando que o local estará em obras”, disse Arthur.
Anel viário
A Centenário passou a receber um número cada vez maior de veículos à medida que o anel viário da cidade se deteriorou. O local, atualmente repleto de buracos, deformações e falta de sinalização, deveria servir como rota mais rápida entre as três rodovias que ligam Piracicaba a Rio Claro (SP), Limeira (SP), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

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