Aeroporto de Vitória vai atender 10 milhões de passageiros ao ano

Anúncio foi feito pela presidente Dilma, nesta quarta-feira, em Vila Velha. Obra iniciada em 2005 foi paralisada em 2008.

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (2), a publicação de um novo edital de licitação para as obras de ampliação do aeroporto de Vitória. A declaração foi feita durante a visita da presidente ao Espírito Santo, para entrega da primeira etapa do conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida em Jabaeté, Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo Dilma, o motivo do novo edital foi a não liberação da retomada das obras por parte do Tribunal de Contas da União (TCU).
A presidente pontuou o esforço dos políticos capixabas em conseguir a aprovação do TCU, mas falou que o projeto já foi barrado e o processo vai ter que recomeçar. “Sou testemunha que todos os governos, senadores, deputados, de que partido for, tentaram conosco, no TCU, resolver o problema da obra. Publicamos, hoje (2 de julho de 2014), no Diário Oficial da União (DOU) o edital de licitação. É melhor a gente começar tudo outra vez”, afirmou a presidente.
O TCU já havia barrado, no último dia 7 de maio, a retomada imediata das obras do aeroporto de Vitória por parte do atual consórcio. A maioria dos membros da Corte manifestou-se a favor da construção, ampliação e modernização do terminal, pátio e nova pista de aeronaves, mas definiu que o contrato atual entre o consórcio e a Infraero não existe mais. Ou seja, não aceitou o acordo das partes que reativou o contrato rescindido amigavelmente em 2009.
Por conta disso, vai ser necessária a realização de uma nova licitação para as obras. De acordo com Dilma, o novo terminal vai ter capacidade para 10 milhões de passageiros por ano, além de contar com um novo sistema de pista e de pátio. “Vamos fazer um aeroporto do tamanho do Espírito Santo. Mas isso não significa que vai ser somente para três milhões de passageiros. Temos que fazer um aeroporto condizente com o dinamismo da população capixaba”, disse ela.
Apesar do anúncio presidencial, não foram estipulados prazos ou datas para o início e desenvolvimento das obras na capital capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas