Aeronáutica planeja usina de energia solar em Canoas

Com investimento de R$ 50 milhões, projeto para parque no 5º Comar será licitado em maio

Aeronáutica planeja usina de energia solar em Canoas

Canoas poderá receber uma usina de energia solar. O parque ficará na área do 5º Comar, com previsão de início das atividades até maio do ano que vem. A produção de energia limpa pretende reduzir os custos de maneira sustentável, de acordo com o comandante do 5º Comar, major-brigadeiro Jéferson Domingues de Freitas. “No ano passado, o 5º Comar reduziu o consumo em 25%, mas a fatura foi a maior dos últimos anos”, aponta o comandante entre os motivos.
O parque deverá ter capacidade para produção de 17 megawatts, o equivalente para abastecer o comando aéreo regional e mais 9 mil casas, segundo Freitas. O edital de licitação deve ser aberto na primeira quinzena de maio e levará em conta a melhor proposta, podendo ser de produção ainda maior. “O projeto é inovador e pioneiro na administração pública”, acrescenta.
O major-brigadeiro explica que o excedente de energia será encaminhado para a concessionária de energia elétrica, responsável pela cidade e, posteriormente, distribuídos para as residências. “A empresa que entrar no projeto vai vender energia de forma direta ou leilão. A forma de distribuição será definida pela concessionária”, esclarece. As licenças ambientais ainda não foram liberadas e são analisadas pela Fepam. O investimento mínimo estimado para execução do projeto é de R$ 50 milhões, de acordo com o comandante.
Benefícios do projeto
A crescente necessidade de energia elétrica pode encontrar no sol a solução, na opinião de Freitas. Além da economia, o major-brigadeiro que defende implantação do parque destaca que o modelo é ideal para o meio ambiente. “Não polui, nem faz barulho. Diferente da termelétrica que é poluidora, ou hidrelétrica que inunda áreas para construção de usina”, salienta. Com a construção da usina, ele também indica ganhos para a cidade, em geração de emprego e aumento de arrecadação de ICMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas