Acesf prepara licitação para sondagem ambiental de terreno para novo cemitério de Londrina

Pauline Almeida
Com urgência para construir um novo cemitério, a Administração de Serviços Funerários e Cemitérios (Acesf) de Londrina prepara uma licitação para executar uma sondagem ambiental em uma área aventada na zona norte. O procedimento é requisitado pela lei ambiental para averiguar a existência de lençol freático, impedindo uma futura contaminação.
A Acesf estuda ainda o termo de referência do serviço e depois encaminhará o processo para o lançamento do edital pela Secretaria Municipal de Gestão Pública. A superintendente do órgão, Sônia Gimenez, ressaltou na manhã desta quarta-feira (20) que novos túmulos são essenciais.
“Nós já deveríamos ter essa área há uns cinco, seis anos. Isso impediria problemas de planejamento como um túmulo encostado no outro, sem espaço para reboco, um granito ou revestimento. Em outras áreas foi mal planejado, espaço de quase um túmulo entre os jazigos, mas sem poder colocar um novo, as cortinas verdes retiradas para a colocação de túmulos”, comentou.

Novo cemitério deve garantir vagas em Londrina para os próximos 20 a 25 anos
Novo cemitério deve garantir vagas em Londrina para
os próximos 20 a 25 anos

A antiga administração já buscava uma área para a construção de um novo cemitério. Em janeiro deste ano, a gestão Kireeff havia elencado seis terrenos para avaliação e agora espera garantir a sondagem ambiental rapidamente. A falta de jazigos já é um problema no município e só vem sendo contornada com as revogações de concessões.
Recentemente, cerca de 300 vagas foram disponibilizadas no Cemitério Jardim da Saudade, segundo Sônia, e há novas levas previstas, caso haja necessidade. A busca por túmulos inclusive deixa os valores mais caros. No Cemitério São Pedro, por exemplo, uma vaga custa cerca de R$ 14 mil. A Acesf registra próximos de 60 sepultamentos nos cemitérios públicos por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas