Treinamento melhora os níveis de produtividade

O profissional bem preparado consegue obter melhores resultados

Pedro Souza / São Paulo

Manter uma empresa, seja qual for o seu porte, não é apenas ter funcionários e atender sua demanda de produção, mas sim estabelecer metas cada vez maiores e destacar- se entre os concorrentes de seu setor. Um dos meios para chegar a esse objetivo é a capacitação dos funcionários. Fábio Mazzon Sacheto é um exemplo de pequeno empresário que capacita seus funcionários e colhe seus frutos. “As pessoas acabam produzindo mais depois que fazem os cursos”, diz Sacheto. Outro braço da capacitação de pessoas é feita em algumas escolas, onde os alunos são orientados e estimulados a produzir projetos e ações empreendedoras.

Sacheto é proprietário da Florus, uma pequena fábrica de cosméticos situada em Taboão da Serra, situada a 30 quilômetros do centro da cidade de São Paulo. Com nove anos de funcionamento, a empresa possui mais de 100 produtos que são vendidos com a marca Florus, tanto por grandes distribuidores, quanto pela venda direta e três lojas franqueadas. A empresa também fabrica produtos para outras marcas e exporta os produtos da marca Florus.

“Parto do princípio de que toda empresa tem que capacitar seu funcionário, pois assim o funcionário produz mais”, ressalta Sacheto. Ele explica que em média gasta R$ 30 mil, por ano, em cursos e atualizações para seus funcionários. “Eu paguei uma pós-graduação para a minha farmacêutica de dois anos com mensalidades de R$ 930,00, um certificado da Microsoft para o meu funcionário que mexe com os computadores, e não me arrependo disso”, completa.

A melhora da qualificação se encaixa em todos os setores da economia, como é o caso da comunicação e publicidade. De acordo com a diretora superintendente do Consórcio Nacional de Licitação HQZ Ltda. (Conlicitação), Sônia Lúcia Pereira de Moura, “além de melhorar a autoestima do funcionário, nós estamos em uma busca constante para surpreender os nossos clientes, e subsidiar a melhora de qualificação do nosso pessoal encurta o nosso caminho para isso”.

A Conlicitação é uma empresa especializada na publicidade de licitações para os fornecedores do governo no País inteiro. Atuando no mercado desde 2000, a empresa mantém hoje 7.868 clientes e 67 funcionários, além de um prédio de sede própria.

Sônia Moura explica que existe um programa na empresa chamado Bolsa Faculdade. “Como nós precisamos de funcionários com conhecimento específico na parte jurídica, nós pré-avaliamos os perfis dos funcionários e fornecemos bolsas em curso de ensino superior para aqueles que com afinidade na área e outras que contribuem com nosso negócio”, diz.

Além da parte jurídica, a Conlicitação subsidia curso de administração e informática para os funcionários. “É um investimento válido, pois eu tenho a mão-deobra qualificada para determinadas áreas da empresa e não preciso terceirizar esses serviços”, acrescenta Sônia Moura.

Fonte: Gazeta Mercantil

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas