Programas estimulam iniciativa e participação

Empresas premiam quem vende mais, debatem problemas do dia-a-dia e dão cursos de capacitação.

Depois de terem passado por uma experiência como sócios minoritários em uma padaria tradicional, no bairro dos Jardins, os empresários Alberto Henriques e Manoel Severiano perceberam que um dos maiores desafios do ramo era o relacionamento com os funcionários, marcado por dificuldades e conflitos. “Depois de um tempo, vendemos nossa parte nesse primeiro negócio e montamos nossa própria empresa, no bairro do Paraíso. Nela sempre priorizamos o trabalho em equipe, a proximidade com o dia a dia dos empregados, a relação de confiança e a constante avaliação das nossas metas e resultados”, conta Severiano.

Ele recorda que na primeira empresa, os funcionários até tentavam trabalhar corretamente, mas faltava comunicação, espírito de equipe e de iniciativa. “Os empregados faziam tudo só por obrigação. Cumpriam regras rígidas mas sem alegria, sem empenho”. Hoje com 53 empregados, boa parte na área de atendimento e vendas, a padaria tem programa de premiação mensal, em dinheiro, para quem vende mais.

São feitas reuniões periódicas com toda a equipe para discussão e resolução de problemas e avaliação mensal do desempenho de cada um. “Essas avaliações formam nosso critério para efeito de aumentos e promoções. A rotatividade é baixa e, em 12 anos, tivemos apenas duas reclamações trabalhistas”, garante Severiano. Ele diz ainda que a participação nos resultados se limita ao estabelecido em acordo coletivo com o sindicato dos trabalhadores. “É uma coisa que até pensamos em ampliar mas, por enquanto, não temos condições”, completa.

Diferencial

Com 57 funcionários, a Conlicitação, empresa especializada na divulgação de licitações, começa a se diferenciar em sua região. “Nos últimos tempos temos virado, na vizinhança, sinônimo de empresa que dá cursos aos funcionários e não exige experiência prévia”, diz a sócia do negócio, Sônia de Moura. Além de programa para contratação de pessoas que buscam o primeiro emprego, a empresa aposta firme em cursos de capacitação para todos os empregados. Faz avaliação periódica de produtividade e desempenho e oferece prêmio em dinheiro no cumprimento de metas. “A boa relação com os empregados é hoje nosso diferencial”, diz Sônia.

Fonte: Diário de São Paulo

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas