Planejamento garante pagamento de 13º e férias

Sônia, da Conlicitação: provisão financeira reduz sacrifícios

“Uma equipe motivada é riqueza que gera riqueza”. É assim que a empresária Sonia Moura, da Conlicitação – Consórcio Nacional de Licitação, gerencia sua empresa, uma prestadora de serviços que oferece informações de negócios públicos, otimizando o acesso e acompanhamento das oportunidades de negócios disponíveis no mercado. E esse gerenciamento inclui o pagamento de férias e 13º em dia. “A folha de pagamento é muito mais que sobrevivência para minha empresa é uma condição para fazermos a diferença, pois é fator muito importante nas estratégias para manter uma equipe motivada.”

As preocupações são muitas na administração de uma pequena empresa, mas algumas devem ser encaradas como prioridades, por isso muita atenção com suas finanças.

“O planejamento é fundamental para a saúde da empresa, independente do setor. Seja na abertura, na contratação de funcionários, na compra de máquinas e equipamentos ou até mesmo no site da empresa na Internet. A empresa deve ser planejada antes mesmo de nascer e isso não é diferente na parte financeira. Muito pelo contrário.

Esse controle deve ser feito diariamente e ele está entre os principais quesitos para a sobrevivência”, comenta Lobriga.

Aparentemente, a provisão financeira ou o planejamento financeiro da empresa parece fácil, mas muitas vezes não é isso que acontece no dia-a-dia das empresas. Atualmente, Sonia consegue adiantar o 13º, mas não foi sempre assim.

A Conlicitação está no mercado desde 1999, mas o controle financeiro
da empresa começou somente no ano seguinte.

“As pequenas empresas passam por um passo-a-passo. Elas nascem, sobrevivem e prosperam. O planejamento é fundamental nas ações estratégicas de produto, operação e marketing, e o controle financeiro é a sustentação dos três. Eu controlo absolutamente tudo o que é gasto e acompanho diariamente o meu fluxo de caixa, o que me possibilita fazer projeções mensais.”

“Além disso, não há gasto do dinheiro da empresa com supérfluos. Já que eu não trabalho com vitrines e realizo meu atendimento muito mais por telefone, por exemplo, não preciso ficar atualizando decoração, embora preservo o máximo do conforto, funcionabilidade e beleza de nossas instalações, para aumentar a produtividade e orgulho dos funcionários pela empresa. Procuro economizar também nos gastos fixos, com plano para desperdícios e parcerias”, explica a empresária.

Todo este planejamento é fundamental na administração da empresa. E essa ação tem o nome de provisão financeira.

“Vamos fazer uma ilustração do que é uma provisão financeira. A caixa d’água em prédios e residências precisa de um certo volume de água para atender às atividades e necessidades dos moradores, até que o suprimento normal esteja restabelecido. A provisão financeira tem o mesmo sentido, é a reserva de dinheiro para que se possa dar conta de gastos que estão por acontecer”, explica Luis Alberto Lobriga. i, consultor do Sebrae-SP.

Alguns gastos ocorrem uma única vez e na maioria das vezes com um valor relativamente elevado. Mas o risco de não ter na ocasião o valor total pode ser minimizado com a provisão de recursos financeiros no decorrer do prazo que se tem até o momento do pagamento. “Na prática é juntar um pouquinho por vez para pagar tudo de uma vez quando preciso. Evitando inclusive o pagamento de juros e multa.”

Fonte: Jornal de Negócios – Sebrae/SP

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas