Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços
Produtividade
“É preciso saber dividir o tempo, ter escapes, porque o estresse não é produtivo. Aliviando o estresse, focamos a produtividade.”
Sônia Moura, Empresária
Regras e benefícios diminuem o estresse
Com vontade de ter uma empresa diferente, Sônia Moura criou a ConLicitação, especializada em serviços de publicidade e divulgação de licitações. Desde 1999, ela oferece serviços eferramentas para ajudar as empresas que têm interesses em negócios públicos, acompanhando todo o processo da licitação.
Hoje, atende 6.264 clientes. O segredo seria o planejamento das atividades, aliado a uma equipe de funcionários satisfeitos com o ambiente em que trabalham, resultando em um efetivo atendimento de qualidade.
Com 62 funcionários, o local oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde, também há frutas e barras de cereais disponíveis nos intervalos. A diretora, que em 2006 ganhou o 3º lugar da categoria “Empresária de Micro e Pequenas Empresas” do Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora, garante que isso não prejudica o trabalho ou desperdiça tempo. Ao contrário, estaria aumentando a produção. Ela explica que antes eles perdiam tempo comprando e escolhendo doces de ambulantes.
Outro investimento foi a instalação de som ambiente. Os funcionários também praticam alongamento e a empresa criou um time de futebol. “É preciso saber dividir o tempo, ter escapes, porque o estresse não é produtivo. Aliviando o estresse, focamos a produtividade”, diz Sônia. Quanto às interrupções que a Internet e os celulares causam, a diretora diz que é necessário impor regras e ter bom-senso. Os funcionários podem se comunicar através do sistema de intranet e durante os intervalos podem acessar os e-mails pessoais. Para chegar a essa organização, Sônia diz que não foi fácil: “Tempo ninguém tem, é preciso buscar sempre a prioridade, o que é mais urgente. E fazer um planejamento prévio”.
O começo exigiu sacrifícios. Eram apenas dez pessoas e a implementação de uma estrutura maior exigiu um gasto maior. Sônia diz que a empresa atua como se fosse de grande porte e procura entender as particularidades dos funcionários e dos clientes.