Gestão Especial – Mulheres Empreendedoras – Eficiência Feminina – Boas relações

Sonia Moura

Revista Meu Próprio Negócio

O “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios” também foi concedido, em 2006, para Sonia Moura, proprietária do ConLicitação, uma empresa especializada em licitação. Localizada no bairro paulistano do Butantã, ela atua no mercado produzindo jornais eletrônicos contendo notícias sobre licitações municipais, estaduais e federais. A pesquisa é feita em sites e jornais especializados, a fim de informar os clientes a respeito das datas e condições das negociações.
São enviados três boletins por dia.

Sonia MouraHá dez anos no mercado, Sonia revela que seu diferencial está na gestão de pessoas, na forma como lida com os funcionários. “Despertamos neles a mesma vontade, comum aos proprietários, de lutar pela empresa”, conta. Por intermédio da comunicação interpessoal e do cultivo de boas relações, os objetivos são alcançados. “São atitudes naturais das mulheres porque elas estão mais habituadas a ouvir o outro; já fazem isso com os filhos, compreendendo-os e ajudando-os a superar as dificuldades”, avalia Sonia.

A gestão humanizada garante um cotidiano sem angústia nem estresse, bem distante da realidade de empresas que adotam a pressão para conquistar resultados. Alternativa com potencial para deixar o ambiente de trabalho hostil, os funcionários doentes e resultar na alta rotatividade da equipe. “Muitos de meus colaboradores dizem que pretendem se aposentar aqui, pelo orgulho e segurança que a empresa lhes dá”, declara.

Para assegurar essa sintonia entre as pessoas, a empresária faz questão de acompanhar o processo de seleção e fazer a primeira entrevista com os candidatos. E isso, independentemente do cargo a ser ocupado. Vida pessoal, índole e estrutura familiar fazem parte da lista de itens checados durante a conversa. Para exemplificar, cita a entrevista com um candidato que nem sabia onde o irmão trabalhava. “Uma pessoa assim, dificilmente poderia se interessar por minha empresa”, pontua. “Preciso de pessoas com boa índole e personalidade, aptas a lidar com a realidade e resolver problemas”, argumenta.

O ConLicitação, que possui 73 funcionários, começou com dez. De acordo com a Sonia, a produtividade aumenta e a empresa cresce quando os indivíduos se sentem bem. Prova dessa realidade está no fato de a prestadora de serviço ter iniciado as atividades com cem clientes e hoje possuir quase dez mil em todo o Brasil. Líder de mercado em seu restrito segmento, conquista entre 360 e 400 novas assinaturas por mês (semestrais ou anuais). O índice de renovação gira em torno de 70% .”O faturamento é apenas consequência do bem estar dos colaboradores”, declara. O crescimento do ConLicitação em 2007 e 2008 foi de 30% a 40%, respectivamente; durante a crise, baixou para 20%, mas a perspectiva para 2010 é de 35% de ascensão.

A política de recursos humanos vai além, no caso de colaboradoras gestantes que decidem desligar-se pensando em cuidar do filho são beneficiadas também, pois o plano de saúde é mantido por seis meses após o desligamento delas ”São ações como esse exemplo que consolidam valores da nossa filosofia e política de gestão, retendo valiosos colaboradores.”

O bom relacionamento com funcionário não elimina a cobrança. Durante as reuniões semanais, Sonia preza de forma incondicional a precisão das informações, a qualidade do treinamento dado aos clientes, que estão aprendendo a participar de licitações, e o atendimento a todos que entram em contato. “Por se tratar de um ramo muito específico, a fidelização e a indicação são preciosas para nós”, declara. Assim, Sonia se destaca e mostra como imprimir seu toque feminino a favor do empreendedorismo.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas