Nem sempre experiência prévia é um fator de qualificação para a obtenção de uma vaga no mercado de trabalho. Para a paulistana ConLicitação, consultoria na área de compras públicas, o que vem orientando as contratações da companhia é quanto o futuro funcionário reside próximo da empresa.
Segundo Sônia Lúcia, superintendente-geral da ConLicitação, o motivo que vem orientando desde o ano passado as contratações está ligado à mudança física da companhia.
Localizada anteriormente no bairro da Vila Madalena, a empresa passou a operar no bairro Jardim Dracena, zona oeste de São Paulo.
“Tivemos a necessidade de mudar a equipe pelo fato da mudança física. Seria inviável para muitos funcionários continuarem trabalhando e conciliarem seus estudos. Hoje podemos afirmar que 68% da equipe reside nas proximidades de onde operamos. Entretanto, conseguimos manter alguns dos antigos funcionários”, detalhou Sônia.
A empresa possui hoje 57 funcionários e cerca de metade da mão-de-obra está estreando no mercado de trabalho através da empresa.
“Temos 42 funcionários de idades que variam entre 18 e 25 anos, a maioria é estudante. Como eles precisam estudar, morar perto da empresa é um fator determinante na contratação”, acrescenta Sônia. Ao adotar esse critério de contratação, a empresa acredita que está oferecendo chances de qualificação e profissionalização, abrindo chances efetivas para que seus funcionários cresçam profissionalmente.
Nesse sentido, o treinamento da equipe ocupa um papel importante na rotina da ConLicitação, que além de orientar e capacitar seu pessoal, busca também estimular e motivar os funcionários com uma política de plano de metas que leva em conta o desempenho das concorrentes.
Além disso, como forma de gerar bem-estar e evitar problemas de lesões por esforço repetitivo e outros problemas de saúde, “oferecemos alongamento para os funcionários, pois todos trabalham sentados e precisamos exercitá-los. Temos um colaborador que cursa educação física e ele se ofereceu para dar aulas aos colegas”, conta Sônia.
“Se você se dedica aos seus funcionários, oferecendo as melhores condições de trabalho e remuneração com plano de metas individuais e participação nos lucros, eles dedicam-se ao seu negócio, sentem orgulho da empresa”, acrescentou Sônia
A política de recursos humanos da ConLicitação foi desenvolvida em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
Fonte: Diário do Comércio & Indústria