Conlicitação usa telefone para fidelizar clientela

Na primeira coisa que a paulistana Sônia Moura, pensou antes de abrir o seu negócio foi como ela venderia o seu produto. Por meio do telefone pareceu a melhor saída. Apesar de saber da disponibilidade de outros recursos como, por exemplo, a consulta on-line, a empresária apostou no atendimento telefônico para fidelizar o seu cliente e marcar presença no mercado. “Considero o calor humano fundamental tanto no pós-venda como também na pré-venda, momento quando podemos mostrar ao cliente em potencial o que a empresa é capaz de fazer”, explica.

Foi seguindo essa filosofia empresarial que Moura montou, há sete anos, o Consórcio Nacional de Licitação — Conlicitação, empresa que oferece serviços completos sobre informações de negócios públicos disponíveis no mercado. Por meio de um sistema de banco de dados nacional, o cliente recebe via e-mail boletins personalizados com informações de acordo com o interesse de cada um e acesso às licitações e leilões em tempo real no site da empresa na Internet.

Ao tentar oferecer um serviço que atendesse à risca as necessidades dos clientes, que no caso de licitação apresentam demandas muito específicas, Moura se dedicou a implantar em sua empresa um atendimento de primeira categoria. “Isso é o que ninguém pode copiar”, diz. “O passo a passo pode ser igual, mas investimos em gestão de pessoal para termos uma equipe mais eficiente”, ressalta.

Atuação e tecnologia

O bom atendimento perpassa todo o objetivo da Conlicitação, que é auxiliar o cliente a encontrar o seu filão de negócio. Para isso, a empresa dispõe de um arsenal que implica um trabalho de vasculhar cerca de 800 sites — os endereços eletrônicos na Internet de 764 órgãos públicos em todo o País —, acompanhar e registrar a publicação de avisos e editais — que podem se tornar uma oportunidade de negócio — em mais de uma centena de jornais de grande circulação no Brasil vistoriar 79 Diários Oficiais da Federação, dos estados e dos municípios brasileiros.

Para tanta abrangência, a empresa utiliza um sistema de PABX com 17 atendentes, que passaram por treinamento interno; um mais genérico e outro particularizado dentro da realidade da Conlicitação. Para Moura, são equivalentes em importância a agilidade e foram precisos em resolver problemas dos clientes, assim como a disposição em atender. “Essa é a cultura do nosso negócio”. A média mensal de ligações, entre chamadas e retornos, é de 5.800. Fazendo esse levantamento é possível verificar se está equilibrado o número de atendimentos em prospecção de clientes e retornos. A empresa está espalhada pelos quatro cantos do Brasil. “Mas é aqui, na ponta, que conseguimos manter a relação com o nosso cliente”.
A operacionalização de todos esses serviços é tida como simples e funciona como uma assinatura de revista.

Perfil

Hoje, a Conlicitação tem 63 funcionários que trabalham em torno das decisões que a empreendedora determina. “Fui empregada de empresa por 25 anos antes de abrir o meu próprio negócio, por isso faço com eles como sempre quis que fizessem comigo”. Na sua equipe, os funcionários variam entre 18 e 24 anos e para 56% deles, esse é primeiro registro na carteira de trabalho. Para Moura, isso significa uma valorização maior pela oportunidade que cada funcionário está tendo, o que acaba facilitando a motivação. “É um investimento, mas há retorno”, conclui.

Com uma carteira de contratos de 7000 clientes, a empresária sabe o que possibilitou chegar tão longe. “Para isso tive que ouvir cada um e conhecer a fundo suas necessidades”, diz. Segundo ela, a empresa optou em oferecer um produto prescrito especialmente para o perfil dos clientes.

“Não poderia ser diferente. Os assuntos são muito técnicos”, afirma. Moura relembra que uma vez recebeu a ligação de um cliente reclamando que não conseguia participar de licitações porque ninguém entendia o seu setor de atuação. Para poder auxiliá-lo, Moura lembra que foi atrás de todo tipo de informação possível sobre o assunto.

Fonte: Jornal Diário do Comércio Indústria & Serviços

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas