O que faz um assistente de licitação?

Assistente de Licitação

Se você quer saber o que faz um assistente de licitação e quais as competências esperadas, leia este artigo, pois aqui você irá aprender:

  • Por que contratar um assistente de licitação?
  • O que faz um assistente de licitação?
  • Qual o salário de um assistente de licitação?
  • Onde encontrar vagas para assistente de licitação?
  • Como estruturar a empresa para participar de licitação?

Por que contratar um assistente de Licitação?

No último ano, os contratos e empenhos do Governo Federal somaram mais de 54 bilhões de reais em compras, serviços e obras públicas. 

Sabemos que para comprar produtos ou contratar serviços e obras, o Governo precisa realizar uma licitação, que nada mais é que um processo formal administrativo, o qual possui regras e leis específicas, e que estabelece de que forma o mercado privado poderá fornecer ou prestar o seu serviço a um ente público.

E é através de um instrumento convocatório (o edital) que a empresa saberá se poderá participar da licitação, reunindo todas as condições jurídicas necessárias, e quais os documentos que ela deverá apresentar no dia da abertura do procedimento licitatório.

Além disso, o edital também estabelece como o Licitante apresentará sua proposta de preços no processo licitatório e se haverá a oferta de valores mediante lances ou não, a depender da modalidade de licitação escolhida pelo órgão.

A Administração Pública pratica atos administrativos que são vinculados por lei e muitas vezes burocráticos. Os licitantes, ou seja, as empresas que participam de licitação, devem possuir um conhecimento mínimo necessário para participar desse processo, pois caso contrário, poderão ser penalizadas por não observarem as referidas normas.

Diante desse cenário e do grande volume de recursos envolvidos, cada vez mais, as empresas buscam capacitação na área das licitações, se abastecem de ferramentas tecnológicas e contratam pessoas especializadas no assunto, afinal, são milhares de oportunidades surgindo a todo momento nos sites dos órgãos públicos.

Para compor uma boa equipe com a finalidade de atuar nas licitações, a empresa precisa ter, no mínimo, um assistente ou analista de licitação, um advogado especializado na área administrativa e um contador.

Sabemos que para uma empresa que está iniciando no universo das licitações, uma equipe especializada como a citada acima, é bastante onerosa. Portanto, para quem quer começar a participar das licitações, no mínimo, deverá contratar um assistente de licitação e priorizar as compras e serviços de pequeno valor, como as cotações eletrônicas

O que faz um assistente de licitação?

O assistente de licitação é aquele profissional que pode servir como um auxiliar administrativo e que entende minimamente de licitação. Ou seja, o assistente conhece as regras da licitação, auxilia na organização e administração da documentação, como as certidões fiscais, e operacionaliza a participação da empresa nas licitações eletrônicas. É possível que, no caso das licitações presenciais, o assistente participe como representante da empresa nas sessões públicas.

O assistente de licitação pode ter bastante trabalho e a responsabilidade é enorme!

Qual o salário de um assistente de licitação?

De acordo com os sites especializados em vagas de emprego, o Assistente possui geralmente a formação em Administração ou eventualmente ocupou o cargo de auxiliar administrativo que o exigiu conhecimento em Licitação. A média de salário do Assistente varia entre R$1.500,00 a R$2.500,00 a depender da região. Há oportunidades de vagas que oferecem o comissionamento, caso haja sucesso nas Licitações, o qual varia de empresa para empresa contratante.

Onde encontrar vagas para assistente de licitação?

Além dos sites de emprego e das redes sociais voltadas para este fim (como o LinkedIn) também é possível encontrar vagas interessantes aqui na Bolsa de Emprego do ConLicitação

Como estruturar a empresa para participar de licitação?

Decerto, a cada ano que passa, há um substancial crescimento das licitações e um aumento de interesse do mercado privado nesse tipo de negócio. 

O que a empresa jamais deve afastar é a busca pelo aprimoramento na área, que consiste, além de outras providências, na contratação de pessoal especializado e capacitado, como o Assistente de Licitação. Assim, além de obter sucesso nos certames, a empresa não correrá o risco de ser penalizada administrativamente por não cumprir as regras do processo licitatório.

Sabemos que pode ser bastante oneroso fazer uma contratação, principalmente para quem está começando agora. Por isso, contratar os serviços do ConLicitação pode ser uma excelente alternativa, uma vez que além de receber todos os benefícios da ferramenta, você também contará com apoio técnico e jurídico gratuitos. Assista o vídeo abaixo para saber mais:

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco nos comentários!

Estamos à disposição para ajudá-los!

Advogada, especialista na área de licitações e contratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas